terça-feira, 25 de agosto de 2020

A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores!



 A Jornada do Herói é um conceito de jornada cíclica presente em mitos. Joseph Campbell percebe que em histórias antigas continha certo padrão de narrativa, onde demonstra em seu livro O herói de mil faces. O monomito (assim chamado por Campbell) é dividido em três atos: Separação, iniciação e retorno. Que também é dividido em doze fazes.

 "A Jornada do Herói não é uma invenção, mas uma observação. É o reconhecimento de um belo modelo, um com princípios que regem a conduta da vida e do mundo das narrativas, da mesma forma que a física e a química governam o mundo físico. É difícil evitar a sensação de que a jornada do herói existe em algum lugar, de alguma forma, como uma realidade eterna uma forma ideal platônica, um modelo divino. A partir desse modelo, versões infinitas e extremamente variadas podem ser produzidas, cada qual reverberando o espírito da forma.

 A jornada do herói é um modelo que parece se estender em muitas dimensões, expondo mais de uma realidade. Entre outras coisas, descreve de forma precisa o processo de cumprir uma jornada, as partes funcionais necessárias de uma história, as alegrias e desesperos de ser escritor e a passagem da alma pela vida.”

 Assim descreve, Christopher Vogler, a Jornada do Herói no prefácio do livro A Jornada do Escritor.  

 A princípio Vogler criou um memorando de sete páginas como guia para os roteiristas dos estúdios Walt Disney.  Mais tarde ele desenvolveu o trabalho e o publicou como A Jornada do Escritor: Estrutura mítica para escritores.

 “A Jornada do Escritor foi pensado como um guia de lições para a vida que foram cuidadosamente incorporadas às histórias de todos os tempos.”

 Christopher Vogler é roteirista de Hollywood e trabalhou para os estúdios DisneyFox 2000 Pictures, e para a Warner Bros. , sempre nos departamentos de desenvolvimento de ideias. Também já foi professor da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, na Divisão de Animação e Artes Digitais, bem como na extensão da UCLA. Atualmente, Vogler é presidente da empresa Storytech.

 O livro detalha cada um dos doze passos da jornada do herói, os arquétipos e os três atos. Também inclui um apêndice com excelentes textos para ajudar em seu estudo, além de ilustrações e fotografias de filmes e séries e uma filmografia para que você possa ver a aplicação do conceito em diversos filmes. É indispensável para quem quer escrever suas histórias. Tem uma leitura fácil e  bem fluida, Minha narrativa melhorou bastante depois da leitura e sempre volto a consulta-lo.

 Essa é mais uma indicação para no desenvolvimento da escrita.

 Muito obrigado pela visita, te mais!


 


terça-feira, 11 de agosto de 2020

Fanfic de Dragon ball Z em produção!

 Fala pessoal. 

Quero anunciar aqui que minha Fanfic de DBZ, que venho escrevendo a um tempo, já está em processo de rascunho. Muito em breve irei começar as páginas. 

Por enquanto o one-shot tem 80 páginas e vou contar uma história protagonizada pelo Rei Vegeta e Bardock. 

Abaixo tem fotos dos rascunhos e uma possível capa.

Obrigado pela visita, té mais!




sábado, 1 de agosto de 2020

Um conto de Tormenta!

Um grupo de aventureiros composto por uma elfa, um anão e uma qareen chegam com dificuldade a torre do mago purista.
Ele já os aguardava na porta de torre.

_ Mago: Vocês chegaram tão longe. Vai ser uma pena acabar com vocês.

Tão logo termina a frase, lança uma bola de fogo na qareen, que, mesmo usando escudo arcano, foi reduzida a pó. Urrando, o anão pula pra cima do mago com o machado preparado. O mago o parte ao meio com uma espada de magia.

_ Elfa: Seu purista de merda. Sua raça tem que ser exterminada! Vou acabar com você!
A elfa dispara setas no mago que se desfazem antes mesmo delas tocarem no mago.

Ela é derruba com uma rajada de energia.
O mago pisa na cara dela e a sufoca na lama.

_ Mago: É esse o lugar de vocês, na lama debaixo da botas dos humanos.
O mago sorri largamente vendo a elfa sufocar na lama debaixo de sua bota.

Ordine, Khalmyr se encontra sentado em sua cadeira com o queixo apoiado nas mãos olhando para Arton.

_ Khalmyr: Você tem razão. Os mortais estão ficando obcecados por poder.

Nimb o olha com um sorriso largo e os olhos vagos, escuro como o céu de Sombria.

_Nimb: Ha hA Ha! Eu aVisEi. Eles SãO sEdentOS por pODer. NÃO ImporTa a quE laDo esteja, sempre vão querer pisar nos outros.
Ao fim ele arregala os olhos e levanta os braços.

Khalmir levanta e olha para seu reino.

_ Khalmir: Estão extremistas demais. Só pensam em sí, e cada vez mais com maior poder. Devemos acabar com isso. Cortar pela raiz.

Nimb se levanta ao salto e começa a saltitar.

_ Nimb: Ha hA Ha! mAs e TAUron, ele vai concordar com tal MASSACRE?

Tauron aparecendo do lado oposto de Khalmir.

_ Tauron: Sou obrigado a concordar com Khalmir. Chegada a hora, entidades tão antigas quanto Arton, acabarão com o extremismo.

Nimb chorando de rir.

_ Nimb: VaI sEr um genocÍDIO! Ha hA Ha!!!